Theme Layout

layout_first_grid

Boxed or Wide or Framed

Theme Translation

Display Featured Slider

Featured Slider Styles

[Boxedwidth][caption2]

Display Trending Posts

Display Instagram Footer

userId: 200280022, accessToken: '1677ed0.27286c4787d645babafe132cb8a61844',

Dark or Light Style

Melhores documentários sobre jogos e vídeo-games



  Faz muito tempo que os vídeo games deixaram de ser apenas um meio de se divertir. Através de jogos já fiz muitas amizades (que foram levadas para a vida real), vivi histórias e momentos únicos, passei diversas emoções. Games, em geral, fazem parte da vida de muitas pessoas, e é impressionante o tamanho do público que possui depoimentos semelhantes sobre como os vídeo games também os impactaram. 

  Por isso, separei meus documentários preferidos sobre o tema, que mostram esse universo sobre jogos e jogadores de perspectivas únicas. Uma seção pipoca recomendada não só para os que já estão incluídos nesse universo gamer, mas para qualquer pessoa que tenha curiosidade de saber a trajetória e influência dos jogos até os dias atuais. Como livros, filmes e quadrinhos, os jogos eletrônicos são uma forma de contar histórias, de produzir arte, de se expressar. 

1) Vídeo Games - The Movie


De todos, acho que esse documentário é o que eu mais gosto, porque ele aborta desde a discussão sobre quem criou o primeiro jogo, até os consoles e jogos atuais. Aqui nos situamos sobre toda a história dos vídeo games, do Atari ao Xbox e Playstation. É um documentário relativamente novo, de 2014, onde é falado até sobre o PS4 e Xbox One. Também podemos refletir sobre alguns assuntos paralelos como, por exemplo, a opinião de pessoas importantes sobre o assunto de que "os jogos violentos tornam pessoas violentas". Eu assisti pela Netflix, mas também está disponível no vídeo acima.


2) Indie Game - The Movie


É fácil ter um sucesso de lançamento de um jogo quando se trata de uma empresa grande. Mas, no Indie Game, podemos ver que existe um lado além dessas empresas famosas. Podemos conhecer pessoas, mesmo sem grande apoio para divulgação, não desistem de criar jogos. Com esse documentário vi um lado diferente dos vídeo games, e fiquei encantada. Também serve de inspiração para quem sonha em trabalhar nessa área. Também assisti pela Netflix, mas está disponível para compra na Steam. Aqui tem pra download.


3) Free to Play 


Imagina uma pessoa que pensou em desistir de tudo pra ir jogar profissionalmente. Pois é, essa fui eu após assistir esse documentário. Free to Play se passa nos bastidores de um dos maiores campeonatos de Dota 2, que aconteceu em 2011. Eu sei que faz alguns anos, mas a emoção ao assistir ainda é a mesma. Quem me conhece sabe que viciei no jogo no início desse ano, e ao ver esses campeonatos só sinto mais vontade para jogar. Podemos ver relatos de  jogadores que entraram no mundo dos jogos profissionais para se tornarem os melhores do mundo. Dá pra assistir aqui na Steam, ou acima, legendado em inglês.


4) Second Skin


Quando comecei a adolescência, o MMORPG me pegou de jeito e me prendeu em casa. Talvez seja por isso que eu tenha me identificado tanto. Neste documentário, podemos acompanhar a vida de algumas pessoas e observar como os jogos MMORPG tem influência em suas vidas, transformando seu modo de viver. Infelizmente ainda só está disponível em inglês.


5) Minecraft: The Story of Mojang


Eu sou louca por Minecraft, e é claro que esse documentário está entre os preferidos.  O maior sucesso da Mojang eu diria com toda certeza é o Minecraft, e a oportunidade de sair pelo mundo do game construindo coisas e minando tudo foi algo que ganhou o coração do público. No documentário  são mostradas várias imagens sobre o início da produção, entrevistas com os membros chave da empresa, além de outras pessoas da indústria dos games discutindo sobre toda essa influência que Minecraft tem no mercado.

Boa seção, e até mais!

Leia Também:

25 comentários:

  1. Quando vi Indie Game - The Movie eu me surpreendi muito porque consegui até me ~emocionar~ com ele hauhsiudahsoidusad (também decidi que quero fazer um jogo algum dia).
    Fique bem interessado em assistir Second Skin (também passei boa parte da vida em mmorpgs) e Minecraft: The Story of Mojang (gosto muito do jogo) :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando eu entrei no curso que eu estou atualmente, meu primeiro pensamento foi "vou entrar aqui pra criar um jogo", daí vieram cálculos e cálculos HEUEHU mas, ao assistir, também fiquei até emocionada, e mais empolgada com a área.
      Não entendo como tem gente que odeia tanto Minecraft, também gosto muito! :D

      Excluir
  2. Cara, eu preciso assistir esse do Minecraft! Há muito que eu não jogo, mas gosto muuuito do jogo. Deu até vontade de reinstalar ele hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista mesmo! Minecraft é um jogo que sempre está instalado no meu pc hahaha :)

      Excluir
  3. não me dou muito bem com esse universo de video games e nem entendo nada sobre o assunto por mais que eu tente,mas eu curto bastante saber das novidades e tudo mais pois apesar de eu não entender e nem jogar eu acho bem interessante.
    Choices

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã de games mas quero conhecer MineCraft :)
    Dezenove Primaveras

    ResponderExcluir
  5. Eu me considero um pouco nerd, mas uma nerd que gosta de livros. Nunca fui fã de games, porque meus pais nunca deixaram que eu e meu irmão tivéssemos essas coisas. E, sinceramente, nem sinto falta. Cresci na rua até os 13 anos, quase nunca ligava a TV, aliás. Mas confesso que invejo vocês, jogadores :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Meus filhos são viciados em Minecraft, vou indicar este vídeo para eles. Apesar de gostar e muito de video games, não sou ligada em documentários sobre ele e seus jogos.
    Bjs, Rose.
    Fábrica dos Convites

    ResponderExcluir
  7. Oláá
    Eu gosto de jogar, mas são poucos que jogo até pq quase não me deixam chegar perto já que a casa tem homens hahha mesmo assim, o post está ótima e belas dicas.

    Beijos
    Reality Of Books

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Não muito fã de games, pra quem curte esses documentários são um prato cheio!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Gente, não sou fã de video game, ou seja, fiquei mais perdida do que cego em tiroteio ! Mas quem gosta esses documentários são ótimos!
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Meu filho ama video game, gamado mesmo,mas, não lido bem com jogos. rsss,sou mais filmes filmes e um bom livro,mas adorei os documentários e super indico.
    Sucesso.
    BlogbyShirley

    ResponderExcluir
  11. Nossa, quem vai amar esse post é meu marido! hehehehe
    Eu gosto de video game, mas em doses homeopáticas! Na maior parte do tempo que ele está jogando, eu estou lendo! hahahaha
    Mas é uma postagem muito enriquecedora para quem curte os games! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá, Que legal você dividir estes documentários, na verdade não conhecia, mas serviu para saber mais. Eu jogo pouco, quase nada. Rs. Então dá para perceber que entendo pouco.

    Beijos!

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Achei válida a ideia do documentário, não deu para ver até o fim por conta do tempo, mas vou baixar e ver como posso usar em sala de aula.
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Vân, tudo bom?
    Nunca assisti um documentário sobre games, acredita? Mas eu adoro games sim, apesar de nunca mais ter jogado, eu quando tinha uns 4/5 anos adorava jogar o "Mário" e me lembro que era em um nitendo que tinha que assoprar a fita HAUAHAUHAU. Vou conferir esse do MineCraft, pois adoro esse jogo miserável HAUAAHA (Creeper T.T)
    Beijos,
    Luan || http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Pode parecer estranho, mas adoro documentários rs... Quando são sobre assuntos de meu interesse, claro! Já tive uma fase de muito viciada em games, hoje nem tanto. Meu tempo é corrido e prefiro usar meu tempo livre pra ler, mas achei suas indicações muito interessantes!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo ver muitos documentários, mais ainda sobre jogos/games porque não sou fã deles, até gosto de jogar, mas não é um vício, sabe? No entanto, eu achei o post bem bacana, não sabia que tinha documentário sobre Minecraft, que é um jogo que faz muito sucesso e ouvi falar bastante.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Vânia!

    Eu conheço pouco o universo dos games. Fiquei com muita vontade de assistir o primeiro documentário que você indicou, o Vídeo Games - The Movie, Parece muito bacana. Mas é bem longo,né?!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá flor, este mundo de game não é muito a minha, principalmente porque faz tempo que não jogo. Na verdade jogava apenas Mário e Dong Kong (acho que é assim que se inscreve). Mas mesmo assim, achei interessante os documentários.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  19. Legal a postagem, apesar de videogames não serem muito a minha praia.
    Mas, praticamente vi a cara do meu marido estampada no fim do post,
    tudo a ver com ele kkk
    Beijos
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  20. Oie, Vânia!
    Adorei demais o seu post. Não conhecia nem um dos documentários! E pra mim é legal ver porque agora que estou saindo da zona de conforto de Super Mario e explorando outros jogos. Favoritei aqui pra assistir cada documentário quando estiver com mais tempo! Ótimo post.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  21. Que post interessante. Nunca assistis a nenhum desses documentários.
    Tive vídeo games desde criança, ainda me lembro do meu Atari..rsrs. Hoje eu tenho um xbox, mas acredito que já tive video games de todo tipo..rs

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, Vân! Adorei o seu post. Não costumo jogar muito videogame, mas adoro documentários e anotei todas as dicas. Todos parecem ser ótimos e fiquei com muita vontade de assistir. Bom saber que algumas opções estão disponíveis no Netflix =) Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  23. Gostei do visual do blog, eu como gamer já vi quase todos os documentários citados e agradeço as dicas. Valew

    ResponderExcluir

[name=Vân Crist] [description=Your Description Here] (facebook=https://www.facebook.com/vaniacristinast) (twitter=https://twitter.com/VanzZombie) (instagram=https://www.instagram.com/vancrist/) (pinterest=https://pinterest.com/vancrist/) (tumblr=http://zombieffect.tumblr.com/)

@vancrist