Theme Layout

layout_grid

Boxed or Wide or Framed

Theme Translation

Display Featured Slider

Featured Slider Styles

[Boxedwidth][caption2]

Display Trending Posts

Display Instagram Footer

userId: 200280022, accessToken: '1677ed0.27286c4787d645babafe132cb8a61844',

Dark or Light Style

Um livro/quadrinho por semana



Navegando pela internet, encontrei um texto muito bacana no Papo de Homem, dando vários motivos e dicas para se adotar o método de ler um livro por semana (recomendo que leiam). Quando li estava no final de 2015 e pensei: poxa, não custa tentar em 2016. Mesmo assim, fiquei com um certo receio, já que tenho algumas obras muito grandes em minha prateleira, e as quero ler esse ano. Por isso resolvi adaptar o projeto para: um livro ou quadrinho por semana. 

Basicamente ~e obviamente~ a ideia é ler uma obra por semana, planejando uma forma que dê pra conseguir uma meta de, no mínimo, 52 obras completas ao ano. Vale organizar pelo número de páginas, e até mesmo selecionar obras menores quando tiver apertado. Vou colar e resumir alguns dos tópicos do texto que ajudam entender melhor esse projeto:

Um dia por vez

O livro típico que eu lia tinha algo como 250 a 300 páginas. Alguns eram maiores, outros menores. Quebrei isso em 40 páginas por dia, as quais eu lia logo cedo pra tirar isso da frente. É algo fácil e gerenciável, que não parece nem de longe tão ameaçador quanto 52 livros por ano. Isso é crítico para lidar com seu estado emocional, tornando o processo totalmente aceitável.

Faça disso uma rotina e siga

Eu agora tenho um hábito de acordar, tomar banho, etc., e então sair pra tomar café da manhã, sentando no canto do mesmo restaurante e tomando café até ter lido minhas 40 páginas. Por que faço desse modo? Por saber que tenho força de vontade um tanto fraca. Aposto que pode admitir o mesmo sobre você e agir desse modo vai ajudá-lo a colocar tudo em seu devido lugar.
Se você pega um ônibus, use isso. Se tem um intervalo de almoço, use. Isso é algo que estou começando a compreender, mas a habilidade de pegar seu livro e ler 2 páginas vai ajudá-lo consideravelmente, em especial a se adiantar, o que será seu maior bem e te dará um sentimento de recompensa. Mais, ficar à frente vai te ajudar a tomar seu tempo com os livros difíceis, os mais densos, nos quais realmente vale à pena gastar mais tempo.

É ok desistir

Se algo é ruim ou duro, é ok desistir – por hora. Você pode fazer isso quando estiver à frente do planejado e isso não for te ferrar muito. E depois você pode voltar a outro livro até que o termine.

É ok trapacear

O seu prazo está te pressionando e você sente que pode ficar pra trás? Merda! Tá, é hora de trapacear. Escolha um livro curto e leia, algo que talvez já tenha lido antes, goste muito e possa atravessar suavemente. "Isso é roubar", você pode dizer. Eu concordaria. Mas o roubo no curto prazo vai ajudá-lo a ter sucesso no longo prazo. Pois o objetivo é mais importante do que a teimosia de pensar que cada livro que ler deve ser um Guerra e Paz. Não deve. Isso é para enriquecer sua vida, não pra te fazer se sentir um lixo. Por sinal, mesmo pequenos livros podem ser incríveis.


Vou tentar me atualizar usando o blog, e deixarei um link na lateral caso queira acompanhar meu andamento. Várias pessoas estão tentando seguir esse projeto/hábito também. E você, tem alguma meta literária em mente pra esse ano?

Leia Também:

Um comentário:

  1. Nossa vans, mais um ponto em comum que temos, sempre acordo, pego aquele café e já volto para a cama/sofá para ler, tenho uma meta de 50 páginas por dia e isso é muito bom, pois é um número razoável e que dá perfeitamente pra gerenciar diariamente, como você disse, existem as exceções dos livros maiores como "As Crônicas do Gelo e Fogo" ou "It", mas esses são livros que são impossíveis deixar de fora da wishlist <3

    E pra não perder o costume, seu blog é perfeito e está de parabéns VANS <3

    ResponderExcluir

[name=Vân Crist] [description=Your Description Here] (facebook=https://www.facebook.com/vaniacristinast) (twitter=https://twitter.com/VanzZombie) (instagram=https://www.instagram.com/vancrist/) (pinterest=https://pinterest.com/vancrist/) (tumblr=http://zombieffect.tumblr.com/)

@vancrist