Theme Layout

layout_first_grid

Boxed or Wide or Framed

Theme Translation

Display Featured Slider

Featured Slider Styles

[Boxedwidth][caption2]

Display Trending Posts

Display Instagram Footer

userId: 200280022, accessToken: '1677ed0.27286c4787d645babafe132cb8a61844',

Dark or Light Style

Em Algum Lugar nas Estrelas e a jornada para buscar o que está perdido dentro de si



Depois de uma fase literária totalmente dedicada ao terror e uma ressaca literária das boas, resolvi expandir os gêneros das minhas leituras e ler alguns livros mais sensíveis. Depois de tanto adiar, comecei os livros que fazem parte da coleção Darklove, e um deles foi Em Algum Lugar nas Estrelas, um romance que mistura fantasia, aventura e aborda temas como a amizade. O livro foi cedido pela Darkside Books e chegou em minhas mãos em Julho.

A história se passa nos anos 40 e é narrada por Jack, um garoto de 14 anos que está tentando se adaptar a uma vida nova: após perder a mãe recentemente, Jack teve que ir morar com o pai, um militar da marinha que esteve ausente na maior parte de sua vida. Pela pouca convivência entre eles, Jack sente como se morasse com um estranho e fica desconfortável com isso. Seu pai então resolve o matricular em um internato para filhos de militares.

No internato Jack conhece Early Auden, um aluno bem diferente dos outros garotos. Early é organizado, metódico, obsessivo e se recusa a assistir aulas que vão contra suas crenças; por isso é considerado o esquisito da escola e está sempre só. A medida que Jack se aproxima de Early ele descobre ainda mais coisas sobre ele: o garoto tem regras específicas sobre que músicas deve ouvir em cada dia da semana: Louis Armstrong às segundas; Sinatra às quartas; Glenn Miller às sextas; Mozart aos domingos e Billie Holiday sempre que estiver chovendo. Também enxerga no número Pi cores, formas e texturas que formam uma história.



Quando chegam as férias, todos os os alunos voltam para casa para passar o fim de ano com a família, mas Jack e Early permanecem na escola. Mesmo discordando de Early em vários assuntos, e por motivos que não citarei para evitar spoilers pra quem quiser ler, Jack parte com ele em uma jornada a bordo do barco que eles construíram juntos. Baseando a jornada no entendimento e leitura diferente que Early possui do número Pi, eles seres fantásticos como piratas, pessoas amaldiçoadas e outros elementos fantasiosos que atiçam a imaginação de quem está lendo.



Esta foi uma obra que realmente mexeu comigo. Eu estava um apreensiva pois havia muito tempo que não lia algum livro infanto-juvenil, mas eu realmente fui tocada pela delicada escrita de Clare Vanderpool. Os personagens são incríveis, Early e Jack cada um com a sua maneira de lidar com a perda e confusão. A amizade de Jack e Early foi uma das coisas que mais amei na história: mesmo sendo considerado estranhos, eles não tinham medo de ser quem eles eram um com o outro, e podiam expressar-se completamente quando estavam entre si. Os dois estavam sofrendo a dor de uma perda, mas juntos ajudaram um ao outro curar. A narrativa alterna entre A História de Pi e o ponto de vista de Jack; as conexões são tão belas que, no final quando o leitor é exposto a tudo, não tem como não se emocionar.

Essa foi a primeira vez que li ouvindo as músicas relacionadas com a história, o que foi bem diferente e enriqueceu a minha experiência de leitura imensamente. A Darkside Books montou uma playlist do Spotify com os artistas citados por Early,  como Mozart, Sinatra e Billy Holiday. Mesmo que você não tenha costume de ouvir músicas ao ler (assimcomo eu), eu te garanto que será diferente aqui: você realmente fica imerso na história, é bem mágico sabe? Vou deixar a playlist anexada pra quem se interessar (com livro ou sem, vale muito a pena).



Em Algum Lugar nas Estrelas é mágico, emocional, profundo e muito delicado, que fala sobre amizade, perda, a busca por respostas em uma jornada pelo auto-conhecimento. Um livro juvenil com um toque de adulto, que traz lições de vidas para todos e que eu recomendo para os leitores de todas as idades.

Leia Também:

Nenhum comentário

Postar um comentário

[name=Vân Crist] [description=Your Description Here] (facebook=https://www.facebook.com/vaniacristinast) (twitter=https://twitter.com/VanzZombie) (instagram=https://www.instagram.com/vancrist/) (pinterest=https://pinterest.com/vancrist/) (tumblr=http://zombieffect.tumblr.com/)

@vancrist